A origem estaria, afirma, em uma estreia deslumbrante da Espanha como Estado, depois de seu nascimento, que lhe converteu rapidamente em um grande império no século XVII.
Para evitar cair nessa inércia negativa, convém perguntar a quem observa diariamente com outros olhos, os correspondentes estrangeiros que vivem na Espanha.
Vive há 24 anos na Espanha.
«Outros países tiveram problemas de imagem exterior tanto ou mais graves, mas nenhum se afundou tanto quanto a Espanha em termos de autoestima», afirma Javier Noya, principal pesquisador do Instituto Elcano de Imagem Exterior na Espanha, em um relatório deste ano.
«É um pessimismo que nasce da desconfiança em nossa própria força, não é vital, existencial, como dos nórdicos.
Fuente: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/22/internacional/1466609349_711119.html
