É a primeira vez que esse fenômeno dos lagos azuis é detectado na Antártida Oriental, a maior massa de gelo do planeta.
Um novo estudo na geleira Langhovde, na Antártida Oriental, fornece mais munição contra os negacionistas.
Além disso, ao chegar ao mar a água doce pode gerar na água salgada redemoinhos que facilitam a erosão na parte frontal das geleiras.
“O tamanho desses lagos [na Antártida Oriental] ainda não é grande o bastante, mas, se o aquecimento global continuar, só podemos esperar, no futuro, que o tamanho e a quantidade de lagos aumentem”, adverte Jamieson.
Há mais gelo do que nunca cercando a Antártida, costumam repetir os negacionistas.
Fuente: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/22/ciencia/1471879655_591528.html
