O destino do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou para as mãos do juiz Sérgio Moro.
Na mesma decisão, Zavascki anulou a escuta telefônica em que Lula e a presidenta afastada Dilma Rousseff tratavam dos trâmites para que o ex-presidente assumisse a Casa Civil.
A gravação do diálogo entre Lula e Dilma ocorreu duas horas depois da ordem judicial para que a Polícia Federal interrompesse os grampos.
Para Zavascki, ao levantar o sigilo dessas gravações, Moro não adotou «as cautelas previstas no ordenamento normativo de regência, assumindo, com isso, o risco de comprometer seriamente o resultado válido da investigação».
Ao anular parte das gravações, Zavascki destacou em sua decisão que Moro não poderia ter feito julgamentos sobre gravações que envolviam autoridades com prerrogativa de foro, e muito menos tomado atitudes práticas no processo, como o levantamento do sigilo das escutas.
Fuente: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/14/politica/1465867202_334303.html
